dia 180 – cozido à Portuguesa simples

Sou suspeito, mas o meu cozido à Portuguesa favorito é feito pela minha mãe. Não é certamente o melhor, nem o mais completo, nem o mais tradicional, mas no que toca ao sabor… pessoalmente nunca comi um que gostasse mais.

A Vânia um destes dias comprou dois pedaços de carne a pensar num cozido simples, que acabei por fazer hoje para o jantar, com os preciosos conselhos (presenciais) da minha querida progenitora. Ficou bom para primeira experiência mas senti a falta do arroz (que é das minhas partes favoritas do cozido… enfim…). Fica a receita.
Cozido à Portuguesa simples
Para tornar esta receita mais rápida de elaborar usei uma panela de pressão e um jarro eléctrico para aquecer água. Caso não possua este tipo de equipamento, pode usar uma panela normal. 
Ingredientes (2 pessoas)
Carne de vaca para cozer, 200 gr. (pode estar congelada)
Carne de porco para cozer, 200 gr.  (pode estar congelada)
Chouriço de carne magro, 1/2
Cenoura, 1
Nabo, 1
Couve coração média, 1
Couve Portuguesa pequena, 1
Sal, q.b.
Água, q.b.
Preparação
  1. Aquecer água no jarro eléctrico.
  2. Colocar a carne (excepto o chouriço) dentro de uma panela com uma mão cheia de sal (literalmente) e cubra com água a ferver. Ligar o fogão e levantar fervura. 
  3. Entretanto, colocar mais água a aquecer no jarro eléctrico, descascar a cenoura e o nabo, cortar a couve coração em pedaços e separar a couve Portuguesa em folhas (removendo os talos se forem muito grossos).
  4. Quando a carne levantar fervura, deitar a água respectiva fora, adicionar o chouriço, a cenoura cortada ao meio, o nabo e duas folhas de couve Portuguesa (para dar sabor). Cobrir com água a ferver, temperar com uma mão cheia de sal (literalmente) e colocar a tampa da panela.
  5. Deixar ganhar pressão e depois cozinhar durante 15 minutos, aproximadamente. Desligar o fogão até a panela perder toda a pressão.
  6. Retirar todo o conteúdo da panela, com excepção da água, e reservar num recipiente que ajude a manter a temperatura (eu coloquei dentro de uma panela normal com uma tampa).
  7. Adicionar as couves à água da cozedura da carne e tapar a panela de pressão.
  8. Deixar ganhar pressão e depois cozinhar durante 5 minutos, aproximadamente. Desligar o fogão até a panela perder toda a pressão.
  9. Voltar a colocar a carne na panela de pressão, durante 5 ou 10 minutos (com o fogão desligado), para que esta aqueça um pouco.
  10. Fatiar a carne e o chouriço e servir com os legumes.

2 comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *