dia 42 – mau mau

Hoje o dia começou com um pequeno-almoço bastante agradável: papaia bem madura com sementes de linhaça e girassol (o que dá uma sensação diferente a comer pois é possível sentir partes estaladiças, misturadas com o macio e o doce da fruta), fiambre de porco e dois ovos estrelados.
Durante a manhã comi amêndoas, sementes de girassol e duas nectarinas.
Hoje não almocei na cantina (tinha uns assuntos a resolver) e fui com um colega a um restaurante chinês.  Do menu, o melhor que conseguimos foi gambas picantes, porco com ananás natural e um combinado de legumes salteados (rebentos de soja, cenoura, brócolos e cogumelos). O porco e as gambas tinham um molho que pareciam não ter farinha mas pelo sabor adocicado devia ter açúcar (ops…). Mau mau foi a banana frita. Tirei a maior parte da massa que envolve a banana mas mesmo assim… enfim… um dia não são dias…

Durante a tarde, amêndoas, sementes de girassol, cerejas e uma maçã.

Ao jantar, tivemos uma amiga connosco, que trouxe uma broa de milho fantástica (tive de provar uma côdea…).

Comemos uma sopa de alho francês de entrada.

 O prato principal foi entrecosto assado no forno (receita em baixo) com salada.

De sobremesa comi algumas cerejas. Café solúvel.

Hoje não há ceia. Abusei durante o dia, o fim-de-semana vai ter que ser mais ligeiro…

Entrecosto Assado no Forno
Receita da minha mãe, bastante simples e saborosa. Da receita “original” só não coloquei leite no final. Para três pessoas.

1500 gr de entrecosto para assar no forno, 200 ml de vinho branco, 4 dentes de alho, azeite q.b., sal e pimenta q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Temperar o entrecosto com sal e pimenta e colocar num tabuleiro para ir ao forno. Cortar os alhos às lascas e colocar por cima do entrecosto. Regar com azeite. Adicionar o vinho branco até cobrir metade da altura do entrecosto. Levar ao forno aproximadamente durante 90 minutos. A meio, rodar virar o entrecosto para tostar dos dois lados.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *