dia 611 – 2 em 1: corazón espinado

Esta semana comprei algumas carnes “menos nobres”: coração de vitela, língua de vaca e moelas de galinha. Todas vão servir para mais alguns “2 em 1” (receitas para congelar). As minhas ideias são:
  • Coração de vitela de cebolada (receita do talhante)
  • Língua de vaca com molho de tomate
  • Caril de moelas
Para evitar cozinhar amanhã, que é Domingo, resolvi fazer já hoje a comida toda do fim-de-semana. Como estava curioso relativamente ao coração, comecei por aí.
O talhante foi extremamente prestável: o coração já vinha limpo e feito em pequenos bifes. A carne tem um aspecto fantástico, apesar de visceral. O coração era “pequeno” de acordo com o talhante, mas não deixava de pesar 800 gramas. Temperei com sal e pimenta. Numa frigideira “puxei” duas cebolas em azeite, adicionei 5 ou 6 dentes de alhos esmagados e uma folha de louro. Juntei dois copos de vinho tinto pequenos e adicionei a carne. Deixei cozinhar durante 20 a 25 minutos, em lume brando, até o molho ficar apurado e os bifes tenros. No fim, adicionei 2 malaguetas frescas cortadas em pedaços (provei antes de adicionar a malagueta e esta última adição elevou o resultado final para outro patamar).
Produto inicial

Quase no fim da cozedura, já com as malaguetas

As malaguetas

O prato final

Para além do coração, fiz ainda uma sopa de espinafres, frango assado no forno com canela e ervas Provence, acompanhado de maçãs reineta e batata doce assadas no forno e salada de alface.
Ingrediente da sopa, espinafres, abóbora, cenoura, cebola, batata doce, courgette, nabo e alhos.
Os espinafres depois de arranjados e lavados

A sopa já no prato da Inês para arrefecer
 O frango temperado, antes de ir ao forno. Levou azeite, sal, pimenta, cebola às rodelas, ervas provence, canela e limão cortado aos cubos, tudo bem envolvido.
 As batatas e maçã reineta assada a entrar no forno
Salada de alface com coentros e sementes de linhaça
Frango depois de cozinhado
Batatas e maçã depois de cozinhadas

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *