Esta semana comprei algumas carnes “menos nobres”: coração de vitela, língua de vaca e moelas de galinha. Todas vão servir para mais alguns “2 em 1” (receitas para congelar). As minhas ideias são:
- Coração de vitela de cebolada (receita do talhante)
- Língua de vaca com molho de tomate
- Caril de moelas
Para evitar cozinhar amanhã, que é Domingo, resolvi fazer já hoje a comida toda do fim-de-semana. Como estava curioso relativamente ao coração, comecei por aí.
O talhante foi extremamente prestável: o coração já vinha limpo e feito em pequenos bifes. A carne tem um aspecto fantástico, apesar de visceral. O coração era “pequeno” de acordo com o talhante, mas não deixava de pesar 800 gramas. Temperei com sal e pimenta. Numa frigideira “puxei” duas cebolas em azeite, adicionei 5 ou 6 dentes de alhos esmagados e uma folha de louro. Juntei dois copos de vinho tinto pequenos e adicionei a carne. Deixei cozinhar durante 20 a 25 minutos, em lume brando, até o molho ficar apurado e os bifes tenros. No fim, adicionei 2 malaguetas frescas cortadas em pedaços (provei antes de adicionar a malagueta e esta última adição elevou o resultado final para outro patamar).
Produto inicial
Quase no fim da cozedura, já com as malaguetas
As malaguetas
Para além do coração, fiz ainda uma sopa de espinafres, frango assado no forno com canela e ervas Provence, acompanhado de maçãs reineta e batata doce assadas no forno e salada de alface.
Ingrediente da sopa, espinafres, abóbora, cenoura, cebola, batata doce, courgette, nabo e alhos.
Os espinafres depois de arranjados e lavados
A sopa já no prato da Inês para arrefecer
O frango temperado, antes de ir ao forno. Levou azeite, sal, pimenta, cebola às rodelas, ervas provence, canela e limão cortado aos cubos, tudo bem envolvido.

Salada de alface com coentros e sementes de linhaça
Frango depois de cozinhado
Batatas e maçã depois de cozinhadas